Série Hoje na História – 29 de maio

Série Hoje na História – 29 de maio


Destaque


1979 – Dia da volta da UNE (União Nacional dos Estudantes). 31º Congresso da UNE, em Salvador. É o 1° desde a prisão de Ibiúna (1968), com 10 mil presentes. Uma cadeira fica vazia: é a de Honestino Guimarães, último presidente da entidade, preso pela ditadura em 10/10/1973 e desaparecido.


                                                                   Plenária do Congresso da UNE - 1979

    



1807 – Data prevista para insurreição dos escravizados haussás de Salvador e do Recôncavo Baiano, no dia de Corpus Christi. Delatada, sufocada e punida com penas de morte e açoite.


1930 – Prestes divulga manifesto de adesão ao comunismo e repúdio à Aliança Liberal, que qualifica de “simples luta entre as oligarquias dominantes”.


1980 – Assassinado por grileiros Raimundo Ferreira, o Gringo, líder dos posseiros de Conceição do Araguaia, sul do PA. Multidão de 4 mil faz ato de protesto no enterro.


1986 – O ministro da Justiça e o diretor da Polícia Federal visitam o Bico do papagaio no Maranhão, foco de conflitos fundiários.



Fonte: Agenda Outros 500 (2000) uma coprodução da Editora Anita Garibaldi e do então Instituto Maurício Grabois atualmente Fundação Maurício Grabois.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paraninfo